Pesquisa

Metodologia

As pesquisas de opinião pública quantitativas desenvolvidas pela Cruz Consulting são divididas em dois tipos básicos: governamentais e eleitorais.

As pesquisas governamentais são executadas, através de dois produtos especificamente dirigidos: a Pesquisa de Diagnóstico de Governo (PDG); e a Pesquisa Sistemática de Proteção de Governo (PSPG).

No âmbito das pesquisas eleitorais, a Cruz Consulting possui três produtos, também especificamente planejados, sendo dois produtos relativos às eleições majoritárias – a Pesquisa de Prognóstico Eleitoral (PPE) e a Pesquisa de Diagnóstico Eleitoral (PDE) -; e um produto referente à eleição proporcional – a Estimativa de Votação para Deputado (EVD).

Em regra, as pesquisas de opinião pública quantitativas da Cruz Consulting são realizadas, em cumprimento a um cronograma de etapas, dentro de 15 dias, incluindo a definição do problema, o desenvolvimento da abordagem, a concepção da pesquisa, a elaboração do formulário, a criação do plano amostral, o trabalho de campo, o processamento estatístico, a produção do relatório e a análise conclusiva.

Os formulários de pesquisa contêm perguntas objetivas, elaboradas a partir de estudo exploratório preliminar, com o uso de dados secundários; e de pesquisa de qualitativa, com a utilização de entrevistas de profundidade e/ou grupos de discussão, realizadas com lideranças políticas e/ou técnicos governamentais devidamente indicados.

Os planos amostrais adotam sistema de amostragem probabilístico, com pessoas maiores de 16 anos, de ambos os sexos, aplicado em subáreas geográficas de homogeneidade relativa.

Os relatórios de pesquisa são constituídos por gráficos e tabelas, com os resultados de cada pergunta, classificados por área geográfica, sexo, faixa etária, rendimento familiar, escolaridade, religião, além dos resultados consolidados e do cruzamento de respostas.

Os resultados estatísticos das pesquisas da Cruz Consulting são submetidos às atinentes reuniões de análise, com abordagem de fatores causais – estruturais e conjunturais -, gerando resultantes analíticas, as quais são lançadas num gerenciador de banco de dados, para a elaboração de estratégia e táticas governamentais ou eleitorais, em caso de pesquisas sucessivas.


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